Os canais de aquisição de clientes são ferramentas fundamentais na estratégia de marketing e vendas para gerar novos negócios para a empresa e, para isso, devem estar alinhados com o perfil do comprador ideal e as tendências do mercado de atuação.

Os canais de aquisição de clientes são importantes para oxigenar a base atual. Essa é uma afirmação comum no mundo dos negócios e explica porquê estratégias para o prolongamento do relacionamento comercial devem ser balanceadas com ações de atração de novos consumidores para a marca.

Até mesmo o terreno mais fértil precisa ser adubado, replantado e regado para que continue produtivo. No caso de uma empresa, o princípio é o mesmo. Por mais que ela tenha uma base de clientes fidelizada e satisfeita, para que o negócio continue crescendo é preciso plantar novas sementes.

Nesse sentido, escolher e trabalhar os canais de aquisição de novos clientes é uma das etapas comerciais mais estratégicas para um negócio. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo completo que vai responder:

  • O que são canais de aquisição de clientes?

  • Qual a importância dos canais de aquisição de clientes?

  • Como definir quais são os melhores para seu negócio?

  • Quais os canais mais eficazes no contexto econômico do isolamento social?

  • Quais as melhores práticas para desenvolver uma estratégia saudável e inteligente para conquistar novos clientes?

Com essas informações, seu negócio pode repensar a forma como atrai novos clientes e garantir que as novas sementes plantadas poderão render bons frutos. Continue a leitura!

O que são canais de aquisição de clientes?

Aquisição de clientes é a etapa que busca atrair novos negócios, potenciais consumidores do produto ou serviço da empresa. Assim, os canais são o meio utilizado para esse processo.

Para que esse processo seja eficiente e valioso para o negócio, é preciso que ele atraia potenciais clientes, os leads, que estejam alinhados com os diferenciais e características do produto da empresa pois, do contrário, haverá um investimento comercial para gerar novas receitas que não produzirá retorno.

Qual o perfil ideal de comprador da empresa?

Para personalizar a estratégia de aquisição, inclusive a escolha dos canais que serão utilizados para atrair novos clientes, é importante desenhar o perfil do comprador ideal, também chamado de buyer persona.

Com esse perfil, as estratégias de marketing, publicidade, vendas e relacionamento são direcionadas para um público que valoriza os diferenciais que a empresa oferece e, portanto, terá mais possibilidade de conversão e fidelização.

Para criar a buyer persona do seu negócio, considere:

  • seus clientes atuais com maior ticket médio de compra e Return On Investment (ROI);

  • as características sociais, econômicas, geográficas, dentre outras, que são comuns aos seus principais clientes;

  • as informações que o time de vendas compartilham sobre os potenciais clientes que tentam prospectar, como as principais objeções para a não conclusão do negócio;

  • os dados de pesquisas de mercado com potenciais e atuais clientes interessados nos seus produtos ou serviços.

 

 

 

 

Sua empresa também pode usar opiniões de influenciadores da sua área de atuação, buscando quais os elementos são relevantes para a tomada de decisão e quais são as tendências que vão atrair os interessados nos ciclos seguintes.

A buyer persona não é apenas uma representação semifictícia do público-alvo, mas também uma referência de como os potenciais clientes estabelecem critérios para suas compras.

Assim, além de personalizar a oferta, a definição da buyer persona também permite que a empresa se prepare para contornar suas principais objeções e barreiras para o fechamento da venda.

Parceiros

SIGA-NOS

© 2020 Criar por SonyTutoriais. Site Web sonytutorias.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram