Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

Pesquisa de mercado, necessária? Obrigatório ? Como fazer isso? Tantas perguntas que tentaremos fornecer as respostas neste artigo.

Pronto ? Vamos lá !

Antes de qualquer lançamento comercial , qualquer atividade ou introdução de um novo produto , muitas vezes é necessário e até essencial conhecer o mercado (sim!) No qual você deseja interromper sua atividade!

Para domar o seu mercado e identificar as principais tendências, por que não ser tentado por um estudo de mercado?

O estudo de mercado permitirá considerar a viabilidade de um projeto , saber se é realizável e, acima de tudo, lucrativo! Assim, você analisará o potencial do mercado em que deseja entrar, bem como a consistência do serviço ou produto em relação a ele. Em suma, a questão não é mais se a pesquisa de mercado é interessante, mas se é obrigatória para você!

Se a resposta "sim" agora parece óbvia para você, vamos continuar juntos!

Objetivos de um estudo de mercado

Como você já deve ter entendido, o objetivo de um estudo de mercado é, acima de tudo, o aspecto financeiro: saber se o seu projeto se tornará sua mina de ouro, sua galinha dos ovos de ouro ...

Vamos deixar de lado o aspecto financeiro por um momento e ver quais são os outros objetivos de um estudo de mercado:

  • Defina as finanças alocadas ao seu projeto : meça, analise e entenda o mercado em que deseja iniciar. 

  • Domestique e antecipe o comportamento de seus clientes-alvo .

Portanto, além do aspecto financeiro, será necessária uma pesquisa de mercado para saber onde você pisa e na frente de quem você cai! 

Tipos de pesquisa de mercado

Seu projeto está em andamento, agora você precisa chegar ao cerne da questão, realizando sua pesquisa de mercado. Isso pode assumir diferentes formas, dependendo dos objetivos que você está perseguindo.

Estudo quantitativo

A pesquisa quantitativa de mercado para medir e quantificar as principais tendências do seu mercado.  No final deste estudo, você poderá ter uma visão global das principais figuras do seu mercado.

A pesquisa quantitativa baseia-se no interrogatório de amostras do mercado-alvo, a fim de obter uma faixa etária, medir o conhecimento da marca e detectar comportamentos. Mais claramente, é uma questão de responder às perguntas: O quê? Who ? Ou? Quanto e como?

Esse tipo de estudo pode ser realizado de várias maneiras, pela internet, telefone, correio ou diretamente frente a frente. Portanto, é importante pensar nos pré-requisitos para perguntas bem estabelecidas! Os assuntos podem variar de um teste de preço, de produtos a pesquisas de satisfação e perguntas de notoriedade.

Seguindo as perguntas de sua amostra representativa, senhoras e senhores, você poderá entender o comportamento da sua população-alvo e antecipá-lo para suas ações futuras.

Para ilustrar nosso argumento, aqui estão alguns exemplos de estudos quantitativos realizados.

Primeiro, uma investigação sobre os hábitos festivos dos estudantes da ULB . 

Este questionário é muito abrangente e bastante longo. (promessa máxima de 15 minutos) Esse tipo de longo estudo permite respostas muito precisas e completas dos entrevistados. Além disso, as perguntas estão todas fechadas, permitindo que o respondente responda rápida e facilmente.

Aqui, um exemplo de questionário e pesquisa . Isso permitirá que você veja qual é a diferença entre esses dois tipos de estudos quantitativos. Você poderá ver uma interpretação dos resultados dos dois estudos, bem como a maneira como as perguntas são feitas.

Estudo qualitativo

A pesquisa de mercado qualitativa ajudará a resolver os problemas qualitativamente, em resumo, para entrar em detalhes!

Os estudos qualitativos de mercado são realizados principalmente por meio de entrevistas ou grupos focais e objetivam decifrar os atos de compra e opiniões dos entrevistados. De acordo com as respostas, um comportamento importante surgirá e uma tendência importante surgirá.

Para implementar este estudo, vários estilos de entrevistas estão disponíveis para você:

  • Entrevistas individuais foram feitas face a face: aqui, é uma questão de questionar seus entrevistados um por um, para sempre entender as diferentes alavancas de seu comportamento de compra. A vantagem é que a pessoa não é influenciada pelas respostas de outras personalidades. Como nos estudos quantitativos, será necessário ter um guia e ser organizado para realizar a entrevista com a mão de um mestre!

  • Das entrevistas em grupo chamadas grupos focais: esse método consiste em consultar simultaneamente várias pessoas para reunir suas reações. Os grupos focais são geralmente usados ​​para testar embalagens, produtos, serviços e funcionalidades. Aqui, a parte interessante é que os indivíduos entrevistados podem interagir entre si, comparando suas opiniões e idéias.

Após as entrevistas, você será capaz de entender os hábitos de consumo, os obstáculos, mas também as motivações de uma população-alvo.

Para suas entrevistas, você tem várias opções para orientar suas perguntas:

  • Entrevistas diretivas : para esse tipo de entrevista, as respostas às perguntas são geralmente "sim" ou "não" ou na forma de perguntas de múltipla escolha, não há campos livres para as respostas. Para as entrevistas diretivas, você deve ser rigoroso e assim: respeitar a ordem das perguntas, a formulação das perguntas e a duração da entrevista. Cada um de seus fatores deve ser o mesmo para cada um dos entrevistados. Permitindo uma comparação simples e rápida dos resultados obtidos.

  • Entrevistas semiestruturadas : esse tipo de entrevista é oposto ao primeiro. Aqui, as perguntas são geralmente formuladas e abertas. Se o entrevistado levantar novos aspectos, é possível adaptar e fazer novas perguntas. 

  • Entrevistas não diretivas : o último tipo de entrevista é muito mais livre do que as anteriores. Não possui estrutura precisa nem perguntas escritas de antemão. O entrevistado é convidado a compartilhar sua experiência e ir até o final de seus pensamentos.

Estudo documental

Último estudo e não menos importante: o estudo documental ! Este estudo, muito simples de implementar, tem como objetivo documentar o máximo possível do mercado em que você deseja entrar. Realize sua pesquisa em artigos da Internet, organizações especializadas ou leia a imprensa especializada em seu campo.

Procure informações sobre:

  • O próprio mercado

  • A competição , direta ou indireta

  • Os provedores já existentes

  • Os regulamentos e legislação.

 

Domine seu assunto para domesticar melhor seu mercado! 

Agora você sabe para qual tipo de estudo direcioná-lo, por isso continuamos e seguimos as etapas para criar seu estudo de mercado ! 

Etapas na realização de um estudo de mercado

Não se apresse no lançamento de seus projetos: está tudo bem para quem sabe esperar e, acima de tudo, quem sabe realizar pesquisas de mercado!

Depois de determinar seus objetivos e o tipo de estudo que você deseja realizar, é hora de seguir para as próximas etapas ...   Mas então, como você realiza pesquisas de mercado e por onde começa?

Coleta de dados para sua pesquisa de mercado 

Essa fase de coleta será parcialmente pontuada pelos resultados obtidos após suas várias pesquisas, vistas anteriormente. É uma etapa essencial para a qual é necessária uma organização rigorosa e metódica.

Com esta etapa, você analisará a oferta e a demanda existentes em seu mercado e determinará suas necessidades, objetivos e concorrência. 

Oferta e demanda são critérios que definem perfeitamente seu mercado: você precisa acompanhar a demanda dos clientes em seu mercado. Portanto, você só precisa garantir que a oferta que deseja oferecer esteja alinhada com a demanda do seu mercado .

Em relação à parte da oferta, define: 

  • Seus concorrentes : quem são, o que fazem e sua posição no mercado (líder, desafiante etc.)

  • Seus prescritores : quem são os líderes de opinião do seu mercado, essas pessoas com quem você terá que entrar em contato com prioridade para obter o seu produto ou serviço no ar

  • A distribuição : quais são os diferentes canais usados ​​para promover a oferta do mercado

A parte da solicitação é composta por: 

  • Dos consumidores que são as pessoas que usam o produto, serviço

  • Sobre os compradores : eles são os consumidores finais do produto

  • Os prescritores : exigindo a compra 

As peças de oferta e demanda são completamente complementares. O estudo da oferta permitirá especificar o mercado já existente, identificando os eixos de diferenciação com os quais você pode contar. O estudo da demanda que ela permitirá segmentar seus clientes, incluindo quem você irá durante diferentes criativos.

Lembre-se de estar sempre atento a seus clientes e concorrentes ... 

Você conhece a lei da oferta e demanda? Antecipe as demandas de seus clientes e adapte sua oferta primeiro para obter uma vantagem competitiva significativa!

Motivações e obstáculos à compra

Depois de ter em mãos preciosas a oferta e a demanda do seu mercado, você precisará conhecer o processo de compra de seus clientes em potencial, identificando suas motivações e freios.

Diferentes tipos de motivações geralmente levam à compra; pode ser uma questão de agradar a si mesmo (motivação hedonista), agradar aos outros (motivação oblativa) ou expressar sua personalidade através de uma compra (auto-expressão).

Portanto, você terá que usar diferentes métodos de percepção de acordo com as motivações de cada um.

As razões para comprar estão presentes em todos. No entanto, também existem freios que bloqueiam a compra. É importante identificar os vários freios e medos na compra, a fim de combatê-los o máximo possível.

Agora que você conhece melhor seus futuros clientes, é hora de definir o preço da pequena joia que você deseja oferecer a eles! 

Preço psicológico

O preço psicológico também conhecido como preço de aceitabilidade é o preço máximo que seu consumidor final está disposto a pagar por um produto ou serviço. Esse preço é completamente evolutivo e pode variar de acordo com as novas tendências e hábitos do mercado.

É importante defini-lo antes do lançamento de qualquer produto para maximizar seu lucro. Após os resultados obtidos, opte por oferecer um preço mais baixo do que seus concorrentes (risco de o cliente julgar o produto como de baixa qualidade) ou um preço mais alto se você puder justificá-lo (não hesite em ter característica distintiva e diferenciável). 

Defina sua persona de marketing

Agora que seu estudo foi concluído e suas análises foram realizadas, é importante que você esquematize seus resultados. Portanto, o que poderia ser melhor do que estabelecer uma persona de marketing para seu futuro cliente típico: meio ficcional, meio real.

Essa persona o servirá durante toda a sua estratégia e o ajudará na tomada de decisões, ao mesmo tempo em que estabelece o conteúdo adaptado ao seu objetivo. Agora que você tem as etapas necessárias para um bom estudo de mercado , passamos à última etapa… 

Subcontrato ou faço eu mesmo?

Quem ligar para realizar um estudo de mercado de qualidade?

Bem, o que não dissemos é que, se você não tiver tempo ou simplesmente não quiser fazer sua pesquisa de mercado, poderá delegar.

Por outro lado, observe que o ditado diz bem "você nunca é melhor servido do que sozinho"  

No entanto, muitas empresas especializadas em pesquisa de mercado surgiram nos últimos anos. Embora este seja um serviço caro, várias empresas confiam em organizações internas para realizar estudos. 

Cabe a você escolher de acordo com seus desejos e seus meios de recorrer a um provedor de serviços externo ou realizar você mesmo o seu estudo.

Você está pronto, agora tem as chaves em mãos para realizar um estudo de mercado de qualidade .  Lance seu produto, seu serviço, sua empresa graças aos resultados obtidos: e nós acreditamos em você e em seus projetos!

Saiba mais 

Parceiros

SIGA-NOS

© 2020 Criar por SonyTutoriais. Site Web sonytutorias.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram