Como copiar ou mover arquivos e aplicativos para o cartão SD no Android

Abra espaço facilmente!

RESUMO

Por vários anos, o Android facilitou a instalação de arquivos e aplicativos em um cartão microSD. Isso é particularmente prático em dispositivos com pouco espaço de armazenamento ou em jogos gananciosos. Deseja saber como copiar ou mover um arquivo ou aplicativo em um cartão SD no seu smartphone? Aqui está um tutorial completo para entender tudo.

No Android, é possível transferir um arquivo ou aplicativo para um cartão SD - obviamente, desde que o seu smartphone tenha um slot dedicado para microSD . É uma das maneiras mais fáceis de liberar espaço de armazenamento na Internet no seu smartphone . Neste artigo, veremos juntos como proceder.

Mesmo que basicamente o princípio permaneça o mesmo, detalharemos aqui primeiro o procedimento a seguir para a transferência de arquivos (fotos, vídeos, música ...), antes de abordar o de aplicativos que exigem algumas precauções adicionais.

COPIE OU MOVA UM ARQUIVO PARA O CARTÃO SD

 

 

 

 

A maneira mais fácil de mover uma foto ou um vídeo (por exemplo) da memória interna do seu smartphone para o microSD ainda é usar um gerenciador de arquivos. Para isso, você pode usar o oferecido nativamente no seu dispositivo ou escolher um dos nossos melhores gerenciadores de arquivos no Android .

COMO TRANSFIRO UM ARQUIVO PARA O MICROSD?

Etapa 1  : abra o explorer e vá para o espaço de  armazenamento interno  para encontrar a pasta que contém o arquivo de sua escolha. Alguns gerentes oferecem atalhos por tema para acessar rapidamente apenas fotos, músicas ou apenas documentos PDF, etc.

Etapa 2  : mantenha pressionado o arquivo que deseja mover até que o menu contextual seja acionado: o elemento escolhido será marcado com um pequeno "V" (você pode selecionar vários arquivos durante esse processo). Em seguida, toque no ícone de três pontos, geralmente localizado no canto superior direito da tela (mas isso pode variar dependendo do aplicativo usado).

Etapa 3: no menu que se abre à sua frente, selecione a guia  Mover  ou  Copiar (dependendo do que você deseja fazer) antes de pressionar o cartão SD e selecionar a pasta na qual deseja armazená-lo. Toque em  OK  ou em Concluir para finalizar a operação.

MOVER UM APLICATIVO PARA O CARTÃO SD

Agora vamos para a segunda parte deste tutorial. O suporte para cartões microSD evoluiu muito ao longo dos anos no Android. Desde o Android 6.0 Marshmallow, o Google integrou uma função chamada " Adoptable Storage  ", que permite mesclar praticamente o armazenamento interno de um dispositivo com o espaço adicional oferecido por um microSD. O objetivo ? Aumente facilmente o espaço de armazenamento de um dispositivo Android, garantindo operação transparente para aplicativos que não conseguirão diferenciar entre armazenamento interno e externo.

A vantagem desse layout é que você pode escolher o destino ao mover arquivos. Portanto, aplicativos importantes, como os vinculados à sua conta bancária, por exemplo, podem permanecer na memória interna, enquanto outros aplicativos, como o Waze, podem ser alterados para a memória externa.

PRÉ-REQUISITOS

Para seguir este guia, você precisa de um smartphone com Android 6.0 Marshmallow mínimo e um bom cartão microSD . Observe que alguns fabricantes, como a Samsung, desabilitam o Adoptable Storage .

PRECAUÇÕES

Antes de prosseguir, você deve saber que o Android apagará completamente o conteúdo do cartão, portanto , faça um backup. Observe também que o Adoptable Storage mescla praticamente o espaço interno do smartphone e o armazenamento disponível no microSD. Isso significa que o cartão de memória perderá seu status de armazenamento removível: se você removê-lo do telefone, algumas funções e aplicativos do sistema deixarão de funcionar e o cartão não poderá ser lido em nenhum outro dispositivo.

É sempre possível formatar o cartão novamente para que ele se torne um espaço de armazenamento externo simples novamente, mas isso apagará os dados salvos nele novamente.

INICIALIZE O CARTÃO MICROSD PARA ARMAZENAR APLICATIVOS

Se você acabou de comprar um cartão micro SD, siga o processo de inicialização no Android pressionando o cartão micro SD na barra de notificação.

Durante o processo, você deve escolher  Armazenamento no telefone , para instalar aplicativos ou transferir arquivos como se fosse o armazenamento interno do telefone. Você deve escolher formatar o cartão, o que não deve ser um problema aqui, pois é um novo cartão, antes de poder mover o conteúdo para lá.

COMO TRANSFERIR UM APLICATIVO PARA O MICROSD?

Etapa 1:  Insira o cartão de memória no slot  fornecido, lembrando que os dados no cartão serão perdidos durante a formatação . Portanto, lembre-se de fazer um possível backup do conteúdo antes de inseri-lo no dispositivo.

Etapa 2:  Vá para Configurações> Armazenamento , onde seu cartão deve aparecer agora. Clique no rótulo para entrar no gerenciador de arquivos integrado, depois clique nos três pequenos pontos (representando o menu de contexto) localizados no canto superior direito e, finalmente, nas  configurações de Armazenamento .

Etapa 3  : dentre as opções oferecidas, a que nos interessa é denominada "  Formatar como memória interna  ". Tudo o que você precisa fazer é pressionar o único botão vermelho: Apagar e formatar .

Etapa 4:  o processo pode demorar mais ou menos, dependendo da categoria do seu cartão microSD, e uma mensagem de erro pode aparecer se o cartão não for rápido o suficiente.

Após a conclusão do processo, uma página oferece a transferência de todos os seus dados para o cartão microSD. Observe que isso transferirá apenas dados de mídia: fotos e vídeos. Os aplicativos baixados antes  da fusão não serão colocados no cartão microSD. Somente aqueles instalados depois serão instalados . Você pode optar por Mover os dados posteriormente , o que lhe dará a liberdade de mover exatamente o que você deseja, manualmente.

Etapa 5 (opcional)  : a partir de agora, todos os aplicativos baixados serão colocados no cartão de memória por padrão. No entanto, você pode colocá-los de volta na memória interna, se desejar. Para fazer isso, vá para Configurações> Aplicativos e notificações> Informações do aplicativo  e escolha o que você deseja restaurar na memória interna. Localize o submenu de armazenamento.

Escolha modificar o espaço de armazenamento usado para abrir um pop-up que permitirá mover o aplicativo para a memória interna do telefone.

VOLTE

Se você deseja fazer a manipulação reversa, nada poderia ser mais simples. No entanto, saiba que o cartão será reformatado e que todos os seus dados serão perdidos.

O procedimento é o seguinte:

Volte para Configurações> Armazenamento  e clique no nome do cartão microSD. Vá e encontre os parâmetros acessíveis clicando nos três pequenos pontos no canto superior direito e selecione  Formatar como memória externa . Depois de fazer os backups necessários, basta pressionar o botão vermelho que reformatará seu cartão para que apareça como memória externa.

O QUE VOCÊ DEVE SE LEMBRAR

Antes de sair, vamos fazer um último lembrete das etapas importantes a serem seguidas para transferir um arquivo ou aplicativo para o cartão SD.

COMO MOVER OU COPIAR UM ARQUIVO NO MICROSD?

  • Abra seu gerenciador de arquivos

  • Continue pressionando o item que deseja mover ou copiar

  • Pressione o botão Menu e escolha a opção Mover  ou Copiar

  • Selecione o local de destino e pronto!

COMO MOVER UM APLICATIVO NO MICROSD?

  • Vá para Configurações e Armazenamento

  • Clique na guia Cartão SD e abra as Configurações de armazenamento

  • Toque em  Formatar como memória interna  (lembre-se de fazer um backup)

  • Vá para Aplicativos  para escolher quais você deseja colocar no cartão SD ou não.

Parceiros

SIGA-NOS

© 2020 Criar por SonyTutoriais. Site Web sonytutorias.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram