Crie um site para o seu grupo de música

Atualizado: Ago 12



Os números dizem: desde 2018, o mercado da música digital ultrapassou o mercado físico (335 milhões de euros contra 256).


A Internet é, portanto, atualmente o primeiro local de divulgação para artistas musicais.

Como, portanto, se alguém é um artista reconhecido, um jovem cantor ou um grupo local, pula uma presença on-line real?


Seja você um gênero de rock, heavy metal ou tradicional , criar um site para o seu grupo de músicas é fácil, rápido e barato hoje. Vamos ver como proceder, e especialmente como usar esta página da web!


Por que criar um site para o seu grupo, é realmente um trovão?


Certamente existem plataformas de compartilhamento especializadas em músicas como Spotify, SoundCloud ou Deezer. Obviamente, enviar suas músicas para esses tipos de sites é uma ótima idéia, porque você alcançará um público qualificado, ou seja, amantes da música ou, de qualquer forma, pessoas acostumadas a ouvir música.


Mas a criação de um site para seu grupo continua sendo uma obrigação:

  • Primeiro de tudo, porque permite a personalização total , que plataformas sociais não permitem. Assim, você pode apresentar sua localização digital como desejar: modificar os gráficos para que representem seu universo artístico, adicionar funcionalidades interativas para se comunicar com seus fãs, exibir vídeos de seus shows ou exibir as datas da turnê ... .


  • Então, porque você pode reunir todos os dados referentes ao seu grupo de músicas, em um e no mesmo local : biografias, datas de shows, novas músicas, fotos ... Para que sua comunidade de fãs possa descobrir facilmente sobre você.

  • Obviamente, seu site de música permitirá que seu grupo seja conhecido por um número maior de pessoas.


  • Se o site do seu grupo oferecer a possibilidade de expandir seu público, também constituirá uma espécie de carteira de identidade digital para profissionais do setor: emissoras, jornalistas, lojas de discos, críticos de música ou gravadoras.

Crie um site


  • É claro que o site do seu grupo musical será um lugar unificador para seus fãs . Por que não permitir que eles se expressem em suas páginas da Web, inserindo um formulário de contato, um tópico de comentários ou um fórum?

  • Por fim, o site do seu grupo de música permite que você apresente um design (cores, linhas, formas, ilustrações, imagens), completamente alinhado com sua identidade artística, sua imagem de marca. 

Agora estamos todos convencidos da utilidade de ter um site quando criamos um grupo de música. Ok, mas concretamente, como fazemos isso?


Como criar um site para o seu grupo de música?


Se você tem um grupo de músicas e deseja criar um site por um ou todos os motivos mencionados acima, observe que várias soluções estão disponíveis para você, dependendo de suas necessidades:

  • Crie um site de música sozinho, usando software online

  • Ou contrate um profissional para fazer isso por você

Como você pode imaginar, a primeira opção é muito mais econômica que a segunda. Portanto, em primeiro lugar, você já escolherá de acordo com seu orçamento e o tempo disponível. Mas não é só.


Outro aspecto muito importante a ser levado em consideração é a maneira como você deseja manter seu site de música : se, por exemplo, você deseja manter uma grande autonomia e poder atualizá-lo facilmente e sem demora por si mesmo, ainda assim uma vez, opte pelo software de criação de sites.


Em termos de plataforma de design da web, se você estiver um pouco desanimado com o CMS, como o WordPress ou o Drupal, que são longos e difíceis de entender (especialmente se você é novo em TI), saiba que também há software de nova geração, acessível a todos: criadores de sites (este é o caso da Orson). Com esse tipo de ferramenta, você só precisa de duas coisas: o mouse do computador e a sua criatividade!



Na nossa plataforma de criação na web, você pode criar um site para o seu grupo, por  20 € / mês, em apenas alguns cliques. Então, tudo o que você precisa é de uma conexão com a Internet para administrá-la e atualizá-la, onde quer que esteja e a qualquer hora.




Criação de site para um grupo de música: como fazer sucesso?

Como vimos acima, para criar um site de grupo musical que realmente compensa, você deve concentrar seus esforços em três dinâmicas: a identidade visual do artista , discussões com a comunidade de fãs e visibilidade.

Fazendo referência ao seu site para um grupo de músicas

  • Para ter uma boa referência ao Google , pense em inserir suas palavras-chave (o nome do seu grupo e sua corrente musical, é claro, bem como os títulos das suas músicas). Coloque-os nos locais estratégicos de suas páginas: URLs (endereço da web das páginas), metadados (descrições dedicadas aos mecanismos de pesquisa), títulos, tags (itálico, negrito), início dos parágrafos.


  • Crie um site bem estruturado e trabalhe em sua ergonomia (crie seções, parágrafos, adicione links internos, botões). Quanto mais fácil a navegação do seu site, melhores os robôs do Google poderão ler e referenciá-lo.


  • Verifique também se o seu site de música é tecnicamente eficiente (compatível com dispositivos móveis, rápido para carregar e seguro). Na Orson, cuidamos de tudo isso para você!


  • Escreva textos por tempo

  • suficiente em cada uma das suas páginas: é claro que você gosta de música, mas seu site também é o melhor lugar para informar seu público (sobre seu histórico, suas inspirações, suas biografias) , a história do seu grupo, seus projetos ...) e, acima de tudo, esses textos serão favoráveis ​​ao seu posicionamento no Google. Portanto, não hesite: seja discreto!

Crie um site de grupo de música: faça barulho na web!

A promoção que você fará (na rede e na vida real) pelo site do seu grupo musical também contribuirá para a sua visibilidade.


Na web, para se tornar conhecido, é preciso ser avistado, falador e extrovertido ... Em uma palavra, é preciso fazer barulho. Portanto, não hesite em deixar sua marca em outros sites, portais ou plataformas, relacionados ao seu estilo de música. Seja entrevistado, seja no YouTube, em um blog ou em um webzine.


Evidentemente, não leve a sério: coloque seu coração nele e lembre-se de sempre oferecer um valor agregado para o leitor. Mas para isso, confiamos em você!

Criação de sites para um grupo de música: mime seus fãs!


Como qualquer artista, você tem uma comunidade de fãs que espera (impaciente!) Suas próximas datas de shows, o lançamento de seu novo álbum ou qualquer informação nova ou precisa sobre você.


Não os decepcione! Aproveite o site do seu grupo de música para atender às expectativas e mima-las. O digital oferece várias possibilidades, em termos de interatividade: 

  • Você pode, como vimos, inserir fotos , vídeos e trechos sonoros de seus shows, gravações…,

  • Você também pode inserir um calendário de seus passeios,

  • Adicione um livro de visitas e colete depoimentos de seu público, 

  • Para oferecer pesquisas para descobrir sua música favorita, 

  • Ou até mesmo testes para que eles possam verificar se o conhecem bem!

  • Integre um blog apresentando nos bastidores de seus shows, partes de sua vida cotidiana ou seu processo criativo, 

  • Ou um fórum para troca de fãs (essas duas ferramentas não serão apenas ótimas experiências para os visitantes do seu site, mas também serão um fator positivo para a sua classificação nos mecanismos de pesquisa).


  • Não hesite em lançar concursos : seus ouvintes terão prazer em participar e isso fortalecerá sua notoriedade digital.


  • O envio regular de um boletim

também pode agradá-los.

  • Por fim, você também pode adicionar um sistema de vendas on - line , se desejar fornecer presentes (camisetas ou itens com a imagem do seu grupo de música) ou simplesmente oferecer seus álbuns para os fãs. venda.

Crie um site de grupo musical: sua identidade visual

Por fim, aproveite o seu site de música para trabalhar com sua imagem como artista : seu site de música, como vimos, é seu lugar privado, um lugar só para você. Use as ferramentas à sua disposição para personalizá-lo e torná-lo um local que valoriza você. Mude as cores, o fundo das páginas, as fontes. Adicione elementos gráficos adequados (ícones, formas, imagens, etc.).

Aqui estamos, acabamos de lhe dar! Agora cabe a você criar um site para o seu grupo de música ... Como você gosta!

21 visualizações

Parceiros

SIGA-NOS

© 2020 Criar por SonyTutoriais. Site Web sonytutorias.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram